O funil de vendas é cada vez mais importante no universo empresarial. Isso porque, as organizações que conhecem e aplicam esse conceito de forma adequada conduzem as pessoas de forma adequada na jornada. Desse modo, torna-se possível aproveitar mais oportunidades de vendas.
Imagino que esteja interessado em saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste post explicaremos o que é o funil de vendas e iremos informar quais são as principais etapas. Continue com a gente.
O que é o funil de vendas?
O funil de vendas faz referência a uma metodologia estratégica que demonstra a jornada do consumidor. Essa questão vai desde os contatos iniciais com uma empresa até o fechamento da venda. Dessa maneira, o funil é formado por um conjunto de etapas nas quais o objetivo é fornecer suporte na jornada de compra dos clientes de um negócio.
Quais são as etapas?
O conhecimento das etapas do funil de vendas vai ajudar a sua empresa a conduzir o consumidor de forma adequada até o fechamento do negócio. Por esse motivo, na sequência do conteúdo vamos apresentar as etapas e as características principais de cada uma.
Topo
No topo de funil, as pessoas começam a ter consciência de que estão com uma necessidade ou algum problema a ser solucionado. Por esse motivo, o seu papel é educá-los nesse momento. Vale muito a pena divulgar conteúdos relevantes no seu blog, produzir infográficos, e-books, entre outras possibilidades.
Na sequência, ao fornecer dados em formulários presentes em e-books, você vai ter acesso a dados básicos de cada cliente como nome, e-mail e profissão. Quando isso acontece, o visitante torna-se lead e podemos avançar na jornada de vendas.
Meio
Nesse momento estamos lidando com os leads. Eles visam resolver suas necessidades, mas ainda não saibam como fazer isso. Com isso, a sua empresa vai ter a oportunidade de qualificar essas pessoas e deixando-as prontas para dar mais um passo no funil.
Fundo
Os leads qualificados tornam-se oportunidades, ou seja, eles estarão prontos para comprarem do seu negócio, pois já estão em busca de soluções.
Nesse contexto, caso conquiste uma relação de confiança com o cliente aumentam-se as chances de a sua empresa ser percebida como uma referência no assunto, contribuindo para o aumento do número de vendas no seu negócio.
Como é possível perceber, o funil de vendas é um conceito fundamental, pois ajuda as empresas a conduzirem as pessoas de maneira adequada até o momento da venda. Dessa maneira, podemos dizer que um funil de vendas bem estruturado contribui para otimizar a conversão e a aumentar a lucratividade dos negócios.
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